Sunday 11 March 2007

Nasce a Norte do Sul





Estreia no próximo dia 13 em Vigo e 14 no Porto a orquestra barroca Norte do Sul.
Vem preencher um notório vazio cultural na euro-região de Portugal e Galiza: a ausência de uma formação de projecção internacional dedicada à interpretação do reportório barroco orquestral usando instrumentos e práticas interpretativas históricas.

Fundada por quatro músicos residentes na região e especialistas na interpretação desse reportório - Amandine Beyer, Ana Mafalda Castro, Baldomero Barciela e Pedro Sousa Silva, o projecto Norte de Sul pretende marcar uma diferença através de uma postura claramente identificada com a cultura profissional da região, inspirada no seu dinamismo comercial e industrial. Para os fundadores, a ambição de construir na Galiza e em Portugal uma orquestra barroca ao nível das melhores da Europa não é um delírio mas sim algo possível através de um planeamento adequado, persistência e da constituição de um núcleo artístico fixo e de nível à altura da ambição.

Norte do Sul não pretende ser apenas "outra" orquestra barroca. Pretende também ser um catalizador de recursos da região, um ponto que pode aglutinar e rentabilizar as qualidades de músicos portugueses e galegos que buscaram, buscam e buscarão uma alta formação artística nas melhores escolas do mundo e no âmbito de reportório barroco.

Há um ano atrás, o projecto Norte do Sul começou a ser esboçado em ficheiros processadores de texto e folhas de cálculo trocados por correio electrónico; hoje ganha corpo sobre a forma de sons do passado ressuscitados por uma geração do futuro.

Violinos: Amandine Beyer (concertino), Ricardo Minasi (concertino), Sabela Fonte, Miriam Macaia, Benjamin Chenier, Paola Nervi, María José Pámpano
Violas: Patricia Gagnon, Judit Bank
Violoncelos: Andrea Fossà, Elisa Joglar
Violone: Baldomero Barciela
Cravo: Ana Mafalda Castro
Tiorba: Ronaldo Lopes
Flautas: Pedro Sousa Silva, Pedro Couto Soares

1 Comments:

Blogger Susana Serrano Pahlk said...

Parabéns pela iniciativa. Nós agradecemos e a música também.

19 March 2007 at 00:44  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home